29/12/2014

[Report] Headbang Before Christmas III @ Metalpoint, Porto


Já em fase de rescaldo da época natalícia, não nos despedimos das festividades sem antes assinalarmos a nossa passagem pelo Metalpoint, no passado dia 20 de dezembro, para o evento Headbang Before Christmas III, organizado pela Bulldozer On Stage, e que contou com o apoio da SFTD – Made in Portugal.

Entrámos entorpecidos pela noite gelada da Invicta mas depressa aquecemos no espaço simples e simpático do Metalpoint, onde nos juntámos a um público bem composto de headbangers, que quase encheram a sala, e assistimos, por ordem de actuação, aos concertos de Odd Switch, As They Come, Burn Damage e Elitium.

Os Odd Switch, de Guimarães, iniciaram o headbang natalício, com a apresentação de temas do seu EP homónimo. 
Rapidamente conquistaram o público e, à quarta música, já se organizava o primeiro wall of death da noite. A banda impressionou-nos pela intensidade das suas composições e pela interpretação magnífica do vocalista Nelson Pinto, que consegue incorporar essa mesma intensidade e transmiti-la através de uma expressão corporal que associa à voz e que não nos deixa indiferentes. Destacamos Shadow e Echoes of Yesterday, do já referido EP. Ficou-nos no ouvido e na retina e contamos acompanhar o percurso desta banda promissora de nu-metal alternativo, formada em 2010.

Seguiram-se os As They Come, banda de Motorcycle Rock/Stoner Rock/Hardcore, vinda de São João da Madeira, formada em 2012. Não deixaram arrefecer o público, já bem aquecido pela banda anterior, e continuaram a motivar o headbang geral, impondo a sua força e ritmo bem definidos. O tema The road is getting old é um exemplo de um dos bons momentos da sua atuação.






Os Burn Damage, banda de death/groove metal de Odivelas, dominaram o Metalpoint, apresentando-se muito fortes em palco e descarregando uma energia invulgar que conquistou rapidamente o público. 
Foi impossível ficar indiferente ao som poderoso e, em particular, à vocalista Inês, detentora de uns guturais que podem ser inesperados, para quem não conhece esta banda que já arrasa por aí desde 2008. Resultado: público rendido e uma banda totalmente entregue à sua actuação, como se pôde verificar pelo desgaste que apresentavam no final do concerto. Destacamos o tema Burn ‘Em All e podemos dizer que valeu a pena cada gota de suor.






Finalmente, os Elitium (death metal/metalcore) subiram ao palco e não desiludiram os fãs que os esperavam com entusiasmo. 
A banda de Braga, formada em 2011, já com dois EP’s editados (Transcendent, 2012 e Ataxia, 2014), apresentou-se poderosa e perfeitamente capaz de continuar a animar um público que esteve sempre receptivo e que não acusou cansaço ao longo da sua actuação. Terminaram o evento com chave de ouro.


Correu-nos bem esta passagem pela Invicta. Felicitamos a Bulldozer On Stage e o Metalpoint pela excelente noite e que venha daí um 2015 cheio de muitos e bons concertos. Até breve. \m/

Texto: Sónia Sanches
Fotos: António Gaspar (todas as fotos aqui)

Veja também: