05/08/2014

Moonspell + Inner Blast + Opus Diabolicum @ Benavente

Fim de semana de princípio de Agosto, em Benavente há Festa da Nossa Senhora da Paz e as ruas estavam enfeitadas com luzes e cores. Cheiravam a pipocas e farturas e no fundo ecoavam os gritos dos carroceis.
No centro a Igreja, ponto onde tudo aconteceu os tinham assinalado as 22h e depois de poucos instantes os Inner Blast deram o mote para uma noite de romaria que talvez ninguém estivesse à espera. Nem público, nem bandas e nem a SFTD. Mas estivemos lá e estamos a contar como foi. A organização era a única responsável pelas escolhas daquela noite que seria tudo menos espectável. 
A banda manteve a sua sonoridade alta, foi fiel ao reportório e até lançou a cover "Take on me" dos a-ha para amenizar o público que não os conhecia. A voz de Liliana esteve, como sempre, à altura e não desapontando mesmo com o nível de som elevado que foi adoptado. 
Aqueceram bem as hostes para a banda que se seguiu e o público já composto e animado aguardava. Não é todos os dias que se vê bandas de metal em festas de verão e de romaria à borla. 
Moonspell foi a banda escolhida para a noite. Fernando Ribeiro não escondeu o seu espanto e, de certa forma, o seu contentamento pelo facto de a banda ser convidada para tocar a Benavente nas festas da terra e pelo facto de o largo da igreja estar tão bem composto com um belo manto negro. Casa cheia, ou melhor, largo da igreja cheio. 
O palco armado com telas da digressão do álbum Alpha Noir arrancam com "Axis Mundi" para acordar quem estava ainda na dúvida da noite que se seguiria. E aos primeiros versos já se viam cornos no ar a contrastar com tal local de culto. Mas o culto foi outro, o do feitiço da lua, que apesar de tímida e nada cheia encheu os corações de quem se deslocou a Benavente para ver algo diferente. 
Para além de malhas do último trabalho, Alma Mater, Opium também fizeram as delicias dos presentes. 
A noite terminou no Side B com a actuação deliciosa dos Opus Diabolicum, uma actuação de alta qualidade com os Moonspell a marcar presença no público. 
Uma noite de festa para Benavente e para o metal português. É de louvar e de esperar mais iniciativas como esta. 



Veja também: