28/03/2012

Moita Metal Fest 2012

É já no final desta semana que terá lugar mais um Moita Metal Fest, evento organizado pelos Switchtense com apoio da CM da Moita.
O festival terá este ano a sua nona edição, e com um bem recheado cartaz, demonstrando que a organização tem-se esforçado em fazê-lo crescer a bom ritmo de ano para ano.
Será um fim de semana de peso para os que tenham a oportunidade de ir à Moita. O evento terá lugar na Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, no âmbito da Quinzena da Juventude da Moita.

Os Ancient Horde terão o privilégio de abrir as hostilidades na noite de Sexta Feira. Também da margem sul, os Shadowsphere vêm apresentar o último trabalho "Inferno". De Coimbra chegam os Midnight Priest, para apresentar o seu primeiro álbum de estúdio. Poderão também presenciar o regresso a Portugal dos espanhóis Noctem (que marcaram presença no último Metal GDL), que mostrarão o recém lançado Oblivion. Dos  Switchtense espera-se um concerto bem especial, uma vez que vão aproveitar a ocasião para comemorar o seu 10º aniversário, tendo já a banda adiantado que vão ter convidados a cantar com eles, nomeadamente membros dos Grankapo, For The Glory e Seven Stitches, bandas com as quais partilharam o palco na Lions Unleashed Tour.

No Sábado haverá ainda muito mais para ver (e ouvir), arrancando os espectáculos a meio da tarde, com mais uma banda que participou (à semelhança dos Ancient Horde) no recente concurso de bandas da Ultrasound Studios Moita, os Dark Oath (de Soure). Os lisboetas Göatfukk trazem na bagagem o acabado de lançar "Procession of Forked Tongues (EP)". Um dos nomes incontornáveis do hardcore nacional são os Overcome, que vão destilar o power do novo "Make It True", também acabado de lançar. De Sintra para o mundo vem o death metal experimental dos Concealment, perfeitamente demonstrado no bem cotado "Phenakism"(2011), sobre o qual incidirá uma boa parte do alinhamento da banda. E com isto ainda vai o dia a meio ...
Provavelmente já de noite ainda poderão presenciar à apresentação pelos minhotos The Ransack do seu death metal melódico, ainda com o álbum "Bloodline" (2011) bem fresquinho. 
Também com álbum novo para mostrar, "Dawn of the Sociopath", vêm de Vila Nova de Gaia os Echidna
Quem tem andado muito activo são os Gwydion : os vikings portugueses actuaram recentemente em Benavente e vão fazer a primeira parte dos concertos de Korpiklaani em Lisboa e no Porto. Entretanto vão  certamente trazer a festa à Moita. 
Para fechar esta edição do festival teremos duas bandas históricas : os "ultra brutal death" GROG vão revisitar os seus vinte anos de carreira, bem como mostrar o recente "Scooping the Cranial Insides"(2011); e os míticos Mata-Ratos que tão boa recordação nos deixaram no último Metal GDL, e que vão testar se o pessoal tem mesmo fôlego para tanta e tão boa oferta musical.

Programa : (mais info na página do evento no Facebook)
- Sexta-feira, 30 de Março, 21h00
SWITCHTENSE / NOCTEM / MIDNIGHT PRIEST
SHADOWSPHERE / ANCIENT HORDE
- Sábado, 31 de Março, 16h00
MATA RATOS / GROG / GWYDION / ECHIDNA /THE RANSACK
CONCEALMENT / OVERCOME / GOATFUKK /GATES OF HELL
DARK OATH /ANOTHER DAY WILL COME (substituem os Last One Standing)


Os bilhetes custam 5 euros por dia, pelo que há menos uma desculpa para quem esteja a pensar baldar-se :).
Uma excelente iniciativa é que em ambos os dias será levada a cabo uma recolha de bens alimentares (arroz, massa, enlatados, cereais, etc) e roupa, para diversas instituições de apoio social do concelho.


Promo vídeo :

Veja também: