>

05/05/2017

[Report] Omen + Ironsword + Dawnrider @ RCA Club 04/05/2017


A Metals Alliance prometeu uma quinta-feira cheia de Heavy Metal... e foi isso mesmo que aconteceu! A verdade é que não é todos os dias que se vê Omen em Portugal... aliás, esta foi mesmo a primeira vez da banda em solo português, com direito a 2 datas (na noite anterior estiveram no Cave 45/Porto).


Às 20h30 em ponto, a primeira banda da noite, os Dawnrider, subiu ao palco ainda com a plateia meio despida, mas que se foi compondo à medida que o colectivo de Lisboa foi desfilando as suas músicas.

Começaram com 2 temas de seguida, Serpents Guille e Redemption , antes de se dirigirem ao público. Prometeram mesmo uma cerveja a quem adivinhasse o nome do 3º tema: Scared of Light!
Seguiu-se Demons e escolheram Under the Spell para última música da noite.

A banda fez os seus agradecimentos antes de darem como terminada a sua prestação. Os Dawnrider fizeram bem e de forma competente o seu papel de aquecer as hostilidades para as bandas seguintes.


Sem atrasos, os Ironsword eram os próximos da fila... entraram em palco com o power característicos dos vikings e só pararam no 4º tema da noite, ouvido-se, por exemplo, a Brothers of the Blade e Forging the Sword.
Durante a pequena pausa que se seguiu, aproveitaram para sublinhar a importância de ser a primeira vez dos Omen tocarem em Portugal, a honra de partilharem o palco com tal banda e os Dawnrider, e claro, agradecerem ao público que apareceu ao chamamento e que com eles estavam a fazer a festa!
De seguida anunciaram a Ring Of Fire e ouviram-se os primeiros gritos da noite! Não faltou, como é óbvio, a Fear the Night ou a Burning Metal, nem mesmo a cover Death Revenge que faz parte da colectânea Pounding Metal - A Tribute To Exciter, lançada a 28 de Abril numa edição muito limitada.
Apresentaram também uma antecipação do seu próximo disco, a surpresa da noite: Heavy Metal Storm. Nestes 20 e poucos anos que a banda tem, já nada têm a provar... os Ironsword já espalharam a sua música por grande parte da Europa e no RCA Club mostraram porque é que são considerados uma banda de culto no seu género de metal.

Era chegada a hora da banda cabeça de cartaz da noite, os Omen! Se dúvidas houvesse que o público estava lá todo à espera deles... as dúvidas desvaneceram no primeiro segundo. Todas as músicas foram cantadas em coro e provas foram dadas que conheciam cada álbum e cada letra da banda!

O vocalista Kevin Goocher começou com um bem audível "Are You Ready?"  e acelerou a toda a velocidade para o tema Death Rider. A alegria de estar em Portugal era genuína e transparecia a cada expressão facial e a cada palavra. Kevin chegou mesmo a dizer que há meses que ansiava subir a este palco com os Dawnrider e Ironsword!

O colectivo vindo do Texas, no meio de vários brindes de cerveja, premiou os seus fãs com a nova música Up from the Deep, e a Hell's Gate tocada pela primeiríssima vez ao vivo nesta Hammer Damage Tour. Entre piadas bem dispostas e uns "Let me hear you screeeeeam!", comentam que a próxima música é, para eles, uma música muito divertida, começando a ecoar Teeth Of Hydra.

Como qualquer outra banda, os Omen não são excepção e apelaram ao público para passarem na sua banca de merch e adquirir o novo vinyl, mostrando também a sua total disponibilidade para, no final, darem autógrafos e tirarem fotos com os seus fãs.

Do primeiro ao último álbum, algumas que se ouviram: Ruby Eyes (of the Serpent), Hammer Damage, Dragon's Breath e Axeman, num concerto que durou 1 hora e picos. No final, os gritos sentidos do público a chamarem a banda, denunciaram um encore que não tardou muito a acontecer. Terminaram a noite com chave d'ouro, a escolha recaíu para Die by the Blade do álbum de 1984, Battle Cry.

A estreia de Omen em Portugal faz com que a banda leve, com toda a certeza, grandes recordações na bagagem e que fiquem com uma grande vontade de voltar. Os fãs, esses, nunca deixaram de demonstrar o entusiasmo de, finalmente, os estar a ver ao vivo e a cores... além do enorme desejo de um regresso no futuro.

Texto/fotos: Sabrine Lázaro
Agradecimentos: Metals Alliance

Veja também: