16/11/2015

[Report] Grankapo + Steal Your Crown + Since Today + Life or Decay @ RCA Club

Depois de uma paragem de quase dois anos, o regresso de Grankapo aos palcos decorreu no passado dia 7 de Novembro, no Rca Club, acompanhados de Life or Decay, Since Today e Steal Your Crown.


Para uma sala muito tímida (com cerca de vinte pessoas) à hora marcada os Life or Decay abriram as hostes. Culpa da hora (ao fim de semana o pessoal gosta de jantar nas calmas) ou de um público virado mais para o hardcore, a realidade é que a primeira banda deparou-se com uma casa ainda muito dispersa e inerte.
Numa prestação crescente em que os membros se foram soltando e o vocalista (Fábio Infante) tentou puxar pelo público, o certo é que a banda de metalcore de Lisboa não se intimidou e actuou como se estivesse perante uma grande audiência. Perdeu quem chegou tarde! Pudemos ouvir “ I Fear Nothing”, “ Tides of Despair”, “ Death Messengers”, “ Blinded by Your Light”, “ Signs of Hope”. Finalizaram com “Carrion”, cover bem conseguida de Parkway Drive.
No intervalo de espera para a segunda banda já podíamos ver à porta do Rca Club convívio animado entre quem entretanto tinha chegado. A visão prometia uma casa mais composta.

De facto, assim que os Since Today pisaram o palco, encontraram um recinto mais preenchido assim como uma atitude que mudou por completo.
A sede naquela noite era de hardcore e foi o que a banda de Odemira carregou. Com a energia e espetáculo “duro” inerente às suas actuações já ninguém parou. O “baile” tinha começado! A banda (que veio substituir os Challenge) apresentou a nova malha “Destruction”, os temas “No More Values”, “Honor Your Dignity”, “Judgement”, “Knightrider”, “No Blood”, “This World is Faliing Apart”, assim como uma cover dos Terror “Better Off Without You”.

Numa festa rija, os Steal Your Crown continuaram a festa.
A banda hardcore que conta com mais de dez anos de carreira é uma referência nacional no panorama underground nacional, conseguindo-nos também transportar para a cena old-school nova-iorquina (daí por diversas vezes serem comparados a grandes referências internacionais). Com uma paragem longe dos palcos durante o último ano, os SYC mostraram em palco a sua experiência e vontade de continuar (e a promessa de um novo álbum em 2016). Com a ajuda de um público conhecedor das suas músicas fizeram a festa com os temas os temas “Take Me For Granted”, “ Omf”, “ Lcbb”, “ For Real 2”, “ Enough is Enough”, “For real 1” e “ Streetly Street”.

Era a vez do esperado regresso dos Grankapo.
 À sua espera estava um público saudoso, era para os receber que a maioria lá estava. Com casa cheia, actuaram cheios de adrenalina, num nível devastador que realça a sua experiência de quase uma década no hardcore nacional.
Fuck continua a ser um verdadeiro frontman, que se entrega ao público e puxa por ele. A dança agitada entre braços e pernas fervorosos, entre circle pit e mosh, fazia vibrar o RCA numa noite de peso. Apresentaram as malhas lançadas na semana passada “Burn” e “Won´t Fall Down”, assim como as já conhecidas “4 Walls”, “Man Killing Man”, “Private Hell”, “Life Goes On”, “Back to Hell”, “My Son”, “Confession”, “Left for Dead”, “Who Are You Now”, “We'll Never Die”, “Feel My Hate”, “Grankapo” e “Sinner of the World”.

Aproveitámos este regresso para conversar um pouco com Fuck (vocalista dos Grankapo).
SFTD Radio- Pensamos que a primeira pergunta que tem estado na cabeça dos vossos fãs é a razão pela qual os Grankapo fizeram uma paragem por dois anos…
Fuck- Eu estive para sair do país por razões pessoais, e saí da banda para tentar organizar a minha vida, mas as coisas por vezes não correm como esperamos e acabei por ficar. Daí a banda juntar-se de novo foi um passo de todos quererem dar o concerto de despedida que nunca demos, que acabou por ser o de regresso.
SFTD- Como foi ao fim deste tempo estarem reunidos novamente, subirem ao palco juntos, estarem com os vossos fãs?
Fuck- O regresso foi muito bom. Sabíamos que muito fans e amigos queriam ver-nos de novo e também nós estávamos motivados e curiosos para ter o feedback deles. E foi óptimo!
SFTD- O que têm agora planeado?
Fuck- O futuro de Grankapo passa por criar um novo álbum para o próximo ano e tocar sempre que possível. Já gravámos estas duas músicas para regressar com alguma coisa nova para dar aos nossos fans. Por agora é aguardar e nunca se sabe o que pode surgir.

Noite em grande! Que seja um presságio para o caminho sorridente dos Grankapo, assim como das bandas presentes. Até à próxima!!

Texto (e video): Inês Matos
Fotos: Igor Ferreira (todas as fotos aqui)

Veja também: