30/01/2014

[Report] Tarja + Sorronia @ Aula Magna, 28-01-2014


Tarja Turunen, a conhecida soprano finlandesa, regressou no dia 28 de Janeiro ao palco da Aula Magna, matando as saudades de todos os fãs que aguardavam há dois anos o seu regresso e deliciando todos aqueles que a viriam pela primeira vez. Consigo trouxe os húngaros Sorronia, desconhecidos da grande maioria da audiência.

[Report] 1ª Balcony TV Sessions com Miss Lava, Quartet of Woah, Ciro ,João Lobo e MulherHomem (c/ vídeos)

Nos últimos anos habituámos-nos a seguir os seus vídeos no mundo cibernauta. Ficámos a conhecer novos talentos, de diversos géneros musicais, que nos fazem acreditar que Portugal não é um país em crise no que toca a qualidade. Melhor só mesmo com as paisagens estonteantes que nos fazem crer que tanto Lisboa como o Porto são cidades únicas neste vasto mundo.

29/01/2014

Karbonsoul apresentam o seu novo EP 3Logy (com audio)

Temos uma banda em verdadeira ascensão nesta última década, como representante em Portugal de um estilo original com influências Death,Doom e Black/Dark Metal, demarcando-se uma voz feminina, , a Mafalda Hortas, mais conhecida por "Muffy". Etiquetas, a meu ver irrelevantes, para uma demonstração de talento e criatividade destes músicos de Sintra.

24/01/2014

Primeira BalconyTV Sessions em Lisboa

É já no próximo sábado, 25 de Janeiro, que a BalconyTv (Lisboa) estreia as suas Sessions no Santiago Alquimista.
A "maior plataforma de música independente do mundo" como orgulhosamente se caracterizam, começou a sua jornada no, cada vez mais longínquo, ano de 2006, numa varanda algures na Irlanda, onde se fez luz para este projecto que alcançou um nível quase planetário, tendo chegado a Portugal em 2011. Desde aí que as ilustres "varandas" por esse mundo fora têm ajudado a promover o "the next big thing".
Do Miradouro do Tonel e do CCB, com vista para o histórico Mosteiro dos Jerónimos, saltam agora para a mítica sala lisboeta onde a BalconyTv vai juntar alguns dos nomes mais relevantes do panorama rock português actual, prometendo uma programação mensal.
Os Miss Lava e os The Quartet of Woah são os nomes mais sonantes desta primeira edição, mas o Projecto Ciro, João Lobo e MulherHomem prometem uma bela noite de concertos.
A entrada tem o consumo mínimo de 5€ com direito a uma boa dose de rock'n'roll.
A Songs for the Deaf Radio considerou Ultrabomb (Quartet of Woah) o melhor álbum nacional de 2013, e Red Super Giant (Miss Lava) teve direito a menção honrosa nas escolhas dos melhores álbuns nacionais de 2012, sendo que marcará presença para mais tarde vos reportar tudo!


T.Q.

22/01/2014

Iced Earth + Warbringer + Elm Street @ Paradise Garage, 18-01-2014


Acompanhados de frio e chuva, os Iced Earth voltaram a Portugal no passado sábado 18 de Janeiro, poucos meses depois da actuação no Vagos Open Air, para um concerto no Paradise Garage em Lisboa. Consigo trouxeram os Elm Street e os Warbringer para assegurarem o aquecimento da bem composta sala lisboeta.

20/01/2014

Álbuns internacionais 2013: escolhas da equipa SFTD


Cada membro da equipa SFTD pontuou (de 1 a 10) uma lista extensa de álbuns de 2013. O resultado, mesmo deixando de fora muitos e bons álbuns, apenas demonstra a excelência dos seguintes trabalhos, todos com nota média igual ou superior a 8. (clicar no link para ouvir)
Façam o like no álbum do Facebook (com comentários) aqui

#10. DARK TRANQUILLITY-Construct

#9. SATYRICON-Satyricon

#8. QUEENS OF THE STONE AGE-Like Clockwork

#7. ORPHANED LAND- All is One

#6. GHOST-Infestissuman

#5. CARCASS-Surgical Steel

#4. TOXIC HOLOCAUST- Chemistry of Consciousness

#3. CULT OF LUNA-Vertikal

#2. ROTTING CHRIST-Kata Ton Daimona Eaytoy

#1. SOILWORK-The Living Infinite

À semelhança do que fizemos nas escolhas nacionais, também aqui deixámos de fora compilações e álbuns ao vivo. Se não o fizéssemos, Universal dos Anathema estaria também no pódio.


11/01/2014

Álbuns nacionais 2013: escolhas da equipa SFTD

Na sequência do que já tem vindo a ocorrer nos últimos anos, 2013 voltou a ver nascer muita qualidade (talvez não tanta quantidade). Para o nosso rescaldo habitual há que referenciar uma série de álbuns que devem ser lembrados para a posteridade. De acordo com sufrágio interno da nossa equipa apresentamos a lista dos que considerámos os melhores lançamentos do ano (para ouvir basta clicar nos links nos nomes dos álbuns)

07/01/2014

Concertos 2013: as escolhas do público


2013 foi um ano de muitos e bons concertos, muitos dos quais conseguimos não faltar e registámo-los para a posteridade através de report, fotos ou vídeos. Foram estes os mais destacados (links para reports onde disponíveis):

Álbuns 2013 (internacionais): as escolhas do público


Durante o mês de Dezembro sondámos os seguidores da SFTD Radio para saber as suas preferências. Eis os 10 álbuns mais mencionados (clicar nos links para ouvir):
 

06/01/2014

Dollar Llama: The Comeback Show (com Dream Circus) @ Stairway Club

Após três anos sem tocar, os Dollar Llama, banda lisboeta de southern rock, grunge e metal, regressaram, pela mão da Monster Rock Booking, aos palcos no dia 4 de Janeiro, com casa cheia no Stairway Club em Cascais (antigo Lotus Bar), numa noite que prometia ser inesquecível e repleta de força e muito peso.

Abriram as hostilidades os Dream Circus, banda de rock/metal nacional que apresentaram temas do álbum LAND OF MAKE BELIEVE, e a casa começava a compor-se.


Foi já depois da meia noite que um Stairway Club a pique recebeu com muita saudade a banda lisboeta, e que melhor maneira de abrir do que com o tema single de “Under The Hurricane”, o estrondoso "Deathblow", seguido de temas tão soberbos como "Attempt", "Howl" e "All Seeing Eyes". De entre o mosh pit que se formou e do crowdsurf, um dos melhores momentos foi sem dúvida quando o público foi convidado a subir ao palco para acompanhar a banda no tema "Life" (que já não era tocado há mais de 10 anos), ainda dos tempos grunge do colectivo.


À banda nada a apontar, somente se deseja que não fiquem outra vez tanto tempo sem subir aos palcos nacionais.

Setlist:
Deathblow
Attempt
Howl
All Seeying Eyes
Defense
Came Away
Too Fast
Bloodthunder
Almighty Red
Never Forgive
Collide
Life
Trippin’
Overated

Texto/imagens : Tiago Silva

Mais fotos desta noite na página da banda do Facebook

Veja também: