29/09/2014

[Report] Festa de Aniversário dos Mindfeeder, com Attick Demons @ Cine Incrível Almadense

Agradável noite de Setembro, as nuvens que pincelaram o céu em tons de branco não cumpriram a ameaça de chuva. Na passada sexta-feira, dia 26, a já mítica sala do Cine-incrível recebeu a celebração do décimo aniversário dos Mindfeeder que contavam com os Attick Demons como banda de abertura, o público acorreu em número suficiente, não enchendo  a sala mas compondo-a bem, estando portanto reunidas as condições ideais para uma degustação do que se faz de melhor em termos de Heavy Metal nacional.
Eram 22 horas e 30 minutos quando os Attick Demons subiram ao palco, eles que são uma das bandas de referência no metal nacional, sobretudo depois de terem lançado o aclamado álbum 'Atlantis em 2011'. A voz do vocalista Artur Almeida soa a familiar a qualquer fã de Iron Maiden, à qual se junta a mestria com que os riffs e solos das guitarras são executados por quem já carrega consigo muitos anos de estrada, esperava-se portanto um grande espetáculo. 
   E assim foi de tal modo que à segunda musica, 'Flame of Eternity', já quase se tinha dissipado a timidez inicial do público presente, seguiu-se 'Visions' e quando os primeiros acordes de 'Atlantis' tocaram já poucos corpos resistiam inertes. A interação do vocalista com o público ajudou a criar ainda um melhor ambiente, tendo a banda presenteado o publico com uma surpresa, uma nova musica, 'Ghost', muito bem recebida pela plateia.
No final uma viagem ao ano 2000 para tocar 'The Believer', fechando uma atuação que deixou o público a desejar por mais. Resta salientar a boa prestação do novo baterista que com apenas cinco ensaios conseguiu mostrar um bom entrosamento com a banda apesar de a espaços demonstrar que ainda é preciso mais trabalho.



Podem ouvir aqui a música nova:


Os Mindfeeder subiram ao palco cerca das 23 horas e 30 minutos, prometendo um set mais alargado e uma viagem pela sua discografia que inclui uma demo 'Rise Form The Flames', um Ep 'Mind Revolution' e um álbum 'Endless Storm' entre outras surpresas.
E foi pela demo que começaram com 'Phoenix', o público já devidamente desperto pelo concerto anterior mostrou-se logo de início muito recetivo.
 
Leonel Silva, o vocalista, era um homem visivelmente satisfeito e entusiasmado, afinal não é todos os dias que se celebra 10 anos de uma banda, muito menos no underground nacional onde a esperança media de vida das banda é curta, e ainda para mais com um público que era evidentemente o seu público, desdobrou-se em agradecimentos ao longo do basto set, que contou com três convidados especiais, Mário que colaborou com a banda na demo, cantou a música 'For All Eternity', e ainda Artur Almeida (vocalista dos Attick Demons) na 'Colours Of The Skies' e Hugo Soares (vocalista dos Iberia) na malha 'Together'.


Antes da noite terminar ainda houve tempo para o público cantar os parabéns à banda, para uma cover de 'You Can Leave Your Hat On' de Joe Cocker com uma bailarina improvisada, uma brilhante cover de 'Innuendo' dos Queen dedicada ao amigo Geiras e uma nova música 'New Land' que constará no novo álbum. 
Para o final subiram ao palco os Attick Demons e os demais convidados especiais e todos juntos cantaram 'Tear These Walls'. Os Mindfeeder deixaram o palco muito aplaudidos pelo público que mostrava a satisfação pela prestação da banda e pela oportunidade de celebrarem o seu aniversário. Fica o desejo de daqui a dez anos estejamos a celebrar outra vez.

Texto: Henrique Duarte
Fotos/Vídeos: Nuno Santos
Todas as fotos na página SFTD Made in Portugal (clique aqui)

Veja também: