03/06/2014

Report Primal Attack + Tales For The Unspoken + Nuklear Infektion + Burn Damage @ República da Música 01/06/14

No passado Domingo, a República da Música recebeu mais uma tarde repleta de música! Embora tenha havido um atraso na abertura das portas, a conversa não deixava de fluir enquanto se esperava, percebendo-se um grande entusiasmo.

As portas abrem, cervejas começam a fluir, t-shirts começam a ser vendidas, tudo a postos para quatro bandas portuguesas que prometiam uma incrível tarde.
A primeira banda a subir em palco, foram os promissores Burn Damage.
Ao som de Reborn, um tema já conhecido por muitos, o público começava lentamente a aquecer-se. Com uma sala que gritava por mais pessoas, a banda de Inês Freitas e Sílvia Silva não se deixou intimidar pelas poucas pessoas que os assistiam, muito pelo contrário, mostraram que iam dar tudo o que tinham.
My Own Game, Age of Vultures e Burn'Em All obrigaram as nossas mãos a marcar ritmos e as nossas cabeças a abanarem, afinal de contas, não se podia esperar menos dos Burn Damage, que sempre tem vindo a surpreender em palco. Total Chaos finaliza o primeiro concerto do dia, mas dá o mote para as restantes bandas.

De seguida,  os Nuklear Infektion, com 3 anos de existência, sobem ao palco. 
Um concerto que contou com uma setlist repleta de músicas novas nunca antes ouvidas, como Unleashing The Chaos, Let There Be Blood, Rotten Culture, Breathe e Fated To Die. Embora não tenha sido um dos seus melhores concertos, os Nuklear Infektion não deixaram de incentivar o pouco público que havia a mexer-se. Notou-se ainda que as novas músicas ainda precisavam de ser ensaiadas, mas sem rodeios quiseram mostrar aquilo de que são feitos e o que nos espera para os próximos concertos! Weapons Of Massive Genocide já conhecida e acarinhada pelo público, foi um dos pontos altos do concerto que finalizou com Preachers of Lies.

Tales For The Unspoken, após a sua passagem pelo Porto, não podiam deixar de visitar a capital para uma grande matiné.
Just Another War dá início a um concerto que prometia continuar com uma tarde repleta de música. There You Stand, Possessed, Soul For A Soul e I Claudius - música escrita por Rui Alexandre e que irá pertencer ao novo álbum - compuseram a setlist da banda conimbricense que por muitas vezes tem animado o povo lisboeta. Sempre com uma enorme presença em palco, os Tales For The Unspoken fizeram com que cada minuto do concerto valesse a pena.
O pouco público que aconchegava a República da Música, aqueceu ao som de N'Takuba Wenna, uma das músicas mais conhecidas da banda. O vocalista Marco Fresco não deixou de relembrar e agradecer o apoio que a banda tem recebido, e o seu entusiasmo por estar a tocar ao lado de bandas amigas. 

O cheiro do fim já se avizinhava, mas não nos podíamos ir embora sem antes ver o último concerto da tarde, Primal Attack!
Not Enough e Strange Attraction compõem um início explosivo, pois a presença em palco desta jovem banda é de louvar. Despise You All contou com a presença do grande Hugo Andrade dos Switchtense, que com o seu poder combinado com o dos Primal Attack criaram um dos melhores momentos do dia!
 "Agora é que isto vai aquecer" é proferido pelo guitarrista Miguel Tereso, e sem mais demoras Above The Line é tocada, uma das músicas a sair no próximo álbum, e eis que tinha razão! No Respect é a última música tocada, mas não havia melhor maneira de acabar aquela tarde, e o público não se mostrou cansado em apoiar até ao fim todas as bandas, coisa que em muitos concertos não acontece.

Tirando a grande espera que houve entre todas as bandas, assim como a demora na abertura das portas,  uma tarde como a que foi passada na República da Música, poucos se esquecem. 
Embora estivesse pouca gente, não deixou de ser uma casa que recebia uma grande família, tanto de músicos como de amigos, em que todas as bandas mencionaram que não existe competições entre elas, mas sim apoio e entreajuda como a que foi vista no passado Domingo. 

Que continuem a existir muitas tardes assim, e que ninguém nos tire isso!

Texto: Mariana Pisa 
Foto: Joana Mendonça (mais fotos na página do FB aqui)

Veja também: