>

04/11/2013

[Entrevista] R.A.M.P. XXV - Ontem, Hoje e Amanhã (com vídeo)

1988 - 2013... Bodas de Prata para aquela que é das mais antigas e mais acarinhadas bandas de metal em Portugal: R.A.M.P.


Uma banda que viveu e venceu... e que hoje sobrevive a uma indústria em crise, tal como o País que os viu nascer!

Em conversa com o Rui Duarte, vocalista da banda, falámos do passado, do presente e do futuro dos R.A.M.P.

SFTD - Os RAMP nasceram em 1988. Passaram já 25 anos… além de algumas caras diferentes, qual é a diferença dos RAMP de hoje e os do passado?

R.D. - Os RAMP são hoje em dia um colectivo do qual fazem parte, não só os elementos que o compõem (desde a sua origem), mas um grupo enorme de pessoas que ao longo destes 25 anos se conheceu, riu, chorou e partilhou parte da sua vida em torno de uma banda sonora e de um sonho.

SFTD - Entretanto saiu o Sapo e entrou o Caveirinha, que depois foi substituído pelo Sales… além disso o Tózé saiu também e entrou o Tó Pica… o que trouxeram de novo à banda?

R.D. - Em primeiro lugar cada pessoa que passa pelos RAMP tem de respeitar o legado, honrar o presente e provar o futuro. No entanto, e tendo em conta que todas as pessoas têm algo de único, é com os seus defeitos e virtudes que definimos a singularidade que nos impulsiona e nos faz ver as coisas com uma perspectiva diferente.

SFTD - Sabemos que estão prestes a lançar um Best Of comemorativo destes anos todos de carreira. Explica-nos em que consiste esse álbum? Vai ter alguma surpresa?

R.D. - Este álbum vai ser composto por dois CD’s. No primeiro existe uma escolha de 18 temas originais de RAMP de toda a sua discografia. Inicialmente pensámos em regravar todo o material, mas, achámos por bem manter a história intacta e “pura” fazendo apenas a remasterização.
No segundo existem 6 versões acústicas de temas de RAMP (novas gravações) + 6 versões de temas dos anos 80 (novas gravações) + 3 versões que os RAMP já tinham editado no passado.

SFTD - Os fãs de RAMP podem, neste âmbito, esperar também uma tour comemorativa, além destas primeiras datas de apresentação?

R.D. - Nunca fizemos promessas de algo que não estivesse confirmado, neste momento o que temos em vista, é para já, os showcases alusivos ao “ XXV”.

SFTD - A banda tem vindo a demorar algum tempo entre lançamentos de álbuns. O que é que podemos esperar de vocês, depois deste Best Of… já têm material novo?

R.D. - É uma realidade, os RAMP sempre demoraram muito tempo entre edições. As vicissitudes das vidas pessoais tem resultado num obstáculo em termos temporais que dificulta sempre o processo criativo. Existem coisas novas, mas só o futuro dirá o quando chegarão à “luz do dia”.

SFTD - Obrigada por nos teres dispensado este tempo. Desejamos aos RAMP tudo de bom. Mas antes de irmos pedia-te para deixares uma mensagem aos seguidores da Songs For The Deaf Radio:

R.D. - Apoiem, divulguem, unam-se, sejam simples e procurem aquilo que de melhor existe na vida: música, amizade e claro “a felicidade”.




O colectivo da Margem Sul edita finalmente o seu primeiro Best Of intitulado de "RAMP XXV 1988-2013" com as características enumeradas por Rui Duarte na entrevista. O prometido pela banda são:

- 5 ShowCases FNAC distribuídos da seguinte forma:
Dia 08 Nov: Lisboa - C.C. Vasco da Gama/21h30
Dia 09 Nov: Lisboa - Armazéns do Chiado/16h
                     Almada - Almada Fórum/22h
Dia 10 Nov: Lisboa - Centro Colombo/16h30
                     Cascais - CascaiShopping/19h30

- e 7 Espectáculos de Apresentação*:



Dia 15 Nov: Abrantes - Scada/22h
Dia 16 Nov: Orgens/Viseu - Fora de Rebanho/22h
Dia 22 Nov: Loulé - Bafo de Baco/22h30
Dia 23 Nov: Porto - Hard Club/22h30
Dia 28 Nov: Guimarães - São Mamede (CAE)/22h30
Dia 29 Nov : Alverca - Edy Music Club/22h30
Dia 30 Nov : Lisboa - RCA Club/22h

A FNAC alia-se à banda e promove a pré-venda do disco em exclusivo a partir de dia 04 de Novembro às 12h (em todas as lojas FNAC e em www.fnac.pt (secção pré-venda). Quem o comprar terá direito ao bilhete para um destes espectáculos acima referidos.

No dia 18 do mesmo mês, então, estará à venda fisicamente nas lojas e em suporte digital (iTunes, Spotify, MusicBox, etc...)


A SFTD Radio sabe também que os R.A.M.P. já gravaram um novo videoclip de "Alone" em versão acústica! A prova é esta imagem retirada do Facebook Oficial da banda.

(ACTUALIZAÇÃO : NOVO VÍDEO "ALONE")

Vejam aqui também as fotos e saibam como foi a passagem da banda no recente Corta! em Almada.

Veja também: