08/10/2013

[Report] RAMP+Veinless @ Comemoração do 5º aniversário do Side B, 28/09/2013

Dia de aniversário do Side B e ao chegar já se notava mais agitação do que é normal. Para "cantar os parabéns" a uma das casas que mais exaltam o metal e as bandas portuguesas apresentava-se um cartaz de excelência. R.A.M.P. como banda de cabeça de cartaz e de referência do metal português, tanto pela qualidade como pela longevidade e resistência.  Para o começo da noite contava-se com Speedemon e Veinless, duas bandas nacionais que têm mostrado muita garra e cativado o público pela qualidade da sua sonoridade. Três bandas de peso para uma festa de peso e muita festividade. Para terminar a noite o público foi presenteado pela presença de António Freitas como DJ.

A banda de abertura, os Speedemon, por motivos de força maior infelizmente não puderam abrir a noite, ficando os Veinless com essa responsabilidade. A banda justificou a sua ausência com um comunicado publicado no próprio dia na página do facebook do SideB o qual se transcreve: "A banda de abertura, os Speedemon. viram-se forçados a cancelar o concerto desta noite, derivado a um grave problema de saúde por parte de um dos elementos. Não haverá banda de substituição, cabe aos Veinless um set de 50 min."

Os Veinless, próximos de também eles comemorarem o seu décimo aniversário, arrancaram com toda a força e aqueceram o público presente. Uma actuação já conhecida pela energia e relacionamento com o público. Com o primeiro tema Wake Up captaram as atenções dos mais distraídos e prenderam a atenção da sala que se prolongou até ao final. A cover dos Heróis do Mar, Saudade, e o tema Outra Vez acabaram a actuação da banda que, nitidamente, celebrava aquela noite, não fosse o palco do Side B já um amigo por excelência.

Set List:
1. Wake Up
2. Johnny The Real
3. Drunk Nightmare
4. Phobia
5. Enchanted Kisses
6. Liberty
7. Land of Dust
8. Saudade
9. Outra Vez

Veinless:
António Boieiro - Voz
Kronos - Guitarra
Roger - Guitarra
Thrash - Bateria
Eddie - Baixo


R.A.M.P. Não se fizeram esperar muito. Descarregaram com Blind Enchantement e a electricidade e peso foi total até ao final. How, Single Lines, Follow You, All Men Taste Hell, Anjo da Guarda, Thoughts e Black Tie foram definitivamente temas que ninguém cantou sozinho. A sincronia foi perfeita e o convívio e celebração também. Tanto a banda como o público estavam em perfeita simbiose o que comprova o carinho e apreço existente entre ambos. R.A.M.P. apresentaram-se em palco (na totalidade da banda) a um nível de excelência que já os caracteriza e domina, não fosse a antiguidade um posto.
Com a sua saida de palco o público não acalmou e pediu mais. A banda deu mais, fez um encore com a cover do tema Walk Like an Egiptian, das Bangles, já muito conhecido do público, e Try Again. Depois disso Rui Duarte deixou bem claro que a noite não acabaria ali e que a banda fazia questão de celebrar junto de todos aquela noite e congratular o Carlos Freitas pela sua coragem e persistência em manter uma casa de referência ao metal fora de Lisboa e que apoia e divulga as bandas nacionais e a música nacional.

Set List:
1. Blind Enchantemen
2. Insane
3. How
4. Single Lines
5. Dawn
6. The Cold
7. Clear
8. Follow You
9. Alone
10. Hallelujah
11. Anjo da Guarda
12. All Men Taste Hell
13. Thoughts
14. Black Tie
15. Through
Encore
16. Walk Like an Egyptian (cover Bangles)
17. Try Again

R.A.M.P.
Ricardo - Guitarra
Paulo - Bateria
Rui - Voz
Sales - Baixo
Pica - Guitarra

Terminados os concertos António Freitas alinhou o som do resto da noite. Abriu com Master of Puppets (Metallica) e muitos mais se seguiram, passando por Cowboys from Hell (Pantera) e muitos mais temas de Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Slayer, Megadeth. Uma noite em grande para uma grande festa. Uma mão cheia de anos com a casa cheia de amantes da música e do metal para o SideB.

Texto: Liliana Dias
Fotos: António Gaspar (cliquem aqui para ver todas as fotos na página SFTD Made in Portugal)


Veja também: