30/05/2013

[Report] The Fuzz Drivers + Low Torque + X-Size @ Side B, 24-05-2013

The Fuzz Drivers
Na passada sexta-feira, 24 de Maio, juntaram-se em Benavente três dos melhores projectos Rock que temos visto por aí.

Em mais um Warm Up para o Rock no Rio Sado (que terá lugar a 7,8 e 9 de Junho em Setúbal), desta vez no Side B, e com uma moldura humana aquém do que mereciam estas bandas.


X-Size




A abrir a noite, no que foi para nós a surpresa da noite (uma vez que já conhecíamos as demais bandas) estiveram os X-Size, com um um Hard-Rock extremamente competente, assente em perfeitas melodias das guitarras, e já a denotarem uma boa coesão, destacando-se pela presença em palco o carismático vocalista Alex Van True. A ver de novo!






A seguir entraram os LOW TORQUE (com agradecimento por parte de Marcelo, vocalista dos The Fuzz Drivers, por terem aceitado tocar antes destes). 
Low Torque
A banda mostra-se perfeitamente rodada, tudo saindo como pretendido. Com uma grande dinâmica e um som praticamente na perfeição, rodaram o seu álbum homónimo e ainda apresentaram uma nova faixa. 
A guitarra de André Teixeira desmultiplica-se em riffs, solos, leaks, parecendo por vezes haver mais de um guitarrista em palco, dando ao seu Stoner/Southern Rock um peso extasiante, mais propício ao headbanging, potenciado pelo incansável Arlindo Cardoso na bateria e tudo colado pelo omnipresente baixo de Miguel Rita.

Na voz, Resende domina o palco com enorme à-vontade e intensidade, se bem que o microfone parecia o elo mais fraco deste concerto.

Para terminar, e como não poderia deixar de ser, sendo este concerto parte da sua "Discordia Tour", tocaram os The Fuzz Drivers. 
Cada vez me sobram menos palavras para descrever a actuação e sonoridade desta banda, que vai buscar influências ao "grande" rock dos 70's e 80's, com claras influências de Zepellin e algum psicadelismo à mistura. No entanto conseguiram transformar esse caldeirão de sonoridades num som próprio, em que a grande finalidade são as grandes canções, com refrões orelhudos, e melodias encantadoras que não nos largam durante um bom tempo. 
Marcelo é um dos melhores vocalistas que tenho visto neste registo (um pouco a la Robert Plant) e com um espírito contagiante, como se estivesse a cantar para uma multidão, transmitiu um bom vibe à plateia. 
Depois está rodeado de excelentes músicos, um baixista com grande presença (João) que constrói com o "polvo" (parecia que tinha 8 braços, como se viu num já pouco habitual solo de bateria) Duarte uma base sonora onde permite que a excelência de Sérgio na guitarra nos eleve para outros mundos. Grandes solos, riffs, refrões, ou seja tudo na medida certa para se fazer excelente música.
Parabéns a todas as bandas e a quem teve a oportunidade de os presenciar.


Setlist Low Torque

1. Karmageddon

2. Poisoned Lips, Dead Tongue
3. Vampires!
4. Moving Forward
5. Hating Haters
6 Concrete Rain
7. Hellraisers
8. I Versus Me
9. Sir Traline
10. Headstone
11. Desert Cage
12. Stripped Down To The Blood
13. The Vicar's Vow (nova!)

Setlist The Fuzz Drivers
MAMA TOLD YOU 
SHINE
EATS ME UP
WHITE LIES
INTO THE SUN
LIGHT IT UP (MEDLEY ROCK AND ROLL + TIE YOU TOUR MOTHER DOWN) 
UNTIL IT BLEEDS 
CARVED TIME 
HARD TO HANDLE 
DISCORDIA SONG 
THE POET AND THE THIEF


Texto/Fotos : Nuno Santos

Todas as fotos aqui

Veja também: