>

09/07/2012

Warm Up Metal GDL - Grândola 07-07-2012


A chegada a Grândola fez-se tranquilamente e não foi difícil identificar o local escolhido para o Warm Up do Metal GDL. Pois, para além de estarmos muito perto de onde acontece habitualmente o evento, bastou seguir o som das bandas que desde as 17h iam revezando-se a tocar para o concurso a decorrer (durante 25m essas bandas tinham que dar provas que mereciam um lugar no próximo Metal GDL). Das seis bandas a concurso, Dreadfire, Terror Empire, Backflip, Brutal Brain Damage, Creation Undone e In Chaos, saíram duas vencedoras: os Creation Undone cuja vocalista tinha um gutural poderoso em oposição à sua natural voz suave quando falava com o público; e os In Chaos que encheram o local com os seus riffs e melodias. Como prémio cada uma destas bandas tocará no Metal GDL em Grândola no final do mês de Setembro. Assim, para quem ainda não os conhece, será uma óptima oportunidade para o fazer.

Entretanto, por volta das 21h houve um intervalo de cerca de 1h para o jantar e recuperar energias para os concertos que iam seguir-se. Deste modo, só depois das 22h subiram ao palco os Grankapo. banda de Hardcore portuguesa que já partilhou o palco com os Slayer e os Iron Maiden. Os Grankapo foram os escolhidos para dar o sinal de partida para a noite enérgica que todos aguardavam, e assim mal começaram a tocar Sinner Of The World, tema do seu último álbum de The Truth (2011), o movimento intenso, revolto e recheado de moshes na frente do palco foi imediato. Num espaço composto por dezenas de fãs de metal, foram tocando maioritariamente temas deste último trabalho e também do álbum Confessions (2008). Após tocarem 10 temas e uma interacção constante com o público, os Grankapo deram por encerrado o concerto, mas ainda com tempo para uma última musica, Say My Name.

Set List:
Sinner Of The World
Private Hell
4 Walls
Life Of Survival
Fuck You
Back To Hell
Left For Dead
Man Killing Man
We'll Never Die

My Son
Feel My Hate
Life Goes On
Say My Name

 

Chegou a vez dos Gwydion subirem ao palco, a banda de Viking Folk Metal. Começaram a sua actuação com Fara I Viking, e logo a dança de estilo celta, tomou temporariamente o lugar dos moshes, que mesmo assim foram inevitavelmente acontecendo durante o concerto. O som estava demasiado alto e confuso e por esse motivo não conseguia distinguir-se todos os instrumentos, principalmente as guitarras e o baixo. Este facto fez com que os temas não soassem como deveriam e acabaram por perder o impacto expectável de uma banda de Viking Folk Metal. Terminaram com Six Trial To Become a Beerzerker.
Set List:
Fara I Viking
From Hell
Mead of Poetry
Triskelion Horde
Odhinn's Cult
Six Trials To Become a Beerzerker


Quando os Switchtense subiram ao proscénio já a maioria dos presentes tinham-se deslocado para a frente do palco para recomeçar as hostilidades. A banda da Moita, que ainda no mês passado andou em tour em Espanha com os Sepultura, estava cheia de energia e garra como já é habitual nos seus concertos. Em Face Off, o segundo tema da sua actuação, o turbilhão na frente do palco ganhou avanço e espectacularidade. O público estava imparável entre moshes e crowd surfing que prolongariam-se até ao fim. A brutalidade e o poder que emanavam do palco eram reflectidos no público que correspondia na perfeição. Ao chegar ao fim com Infected Blood, ninguém arredou pé e pediram mais, assim, houve tempo ainda para mais um encore com Blood Of Victory e Cowboys From Hell, tema dos Pantera, que foi tocado na perfeição. Os Switchtense tiveram ainda três convidados de honra: o primeiro a partilhar o palco foi Fuck, o vocalista dos Grankapo, e posteriormente Ricardo dos For The Glory, e ainda Pica dos Seven Stiches.

Set List:
This Is Only
Face Off
Into The Words Of Chaos
Second Life
Unbreakable
I Will Stand Stronger
In Front of Your Eyes
Head of State
The Legacy Of Hate
State Of Resignation
Let Him Die Alone
Infected Blood
Encore:
Blood Of Victory
Cowboys From Hell (Pantera)


Em Setembro, haverá mais e será nos dias 27, 28 e 29 de Setembro que decorrerá a 7ª edição do Metal GDL em Grândola.



Por: Miriam Mateus
Fotos e video: Nuno Santos

Mais fotos: Clica Aqui.

Veja também: